Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

MATEMÁTICA RECREATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO

Bezerra MCA

Maria da Conceição Alves Bezerra


Resumo

A Matemática Recreativa é uma abordagem metodológica em Educação Matemática e envolve jogos, quebra-cabeças, Problemas Recreativos, curiosidades topológicas, magia, arte, origami, além de outras tarefas de caráter lúdico-pedagógico. Dessa forma, nossa pesquisa objetivou investigar contribuições da Matemática Recreativa para a formação de professores de Matemática, utilizando a Teoria da Objetivação como base teórica e metodológica. Para alcançar nosso objetivo, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e de cunho exploratório. Deste modo, fundamentamo-nos nos referenciais teórico-metodológicos dos autores que versam sobre a Matemática Recreativa e a Teoria da Objetivação, como Bártlová (2016), Nunes (2019), Bezerra (2021; 2022; 2023) e Radford (2018; 2020; 2021). Os resultados demonstraram a inter-relação entre a Teoria da Objetivação e a Matemática Recreativa, evidenciando suas implicações na formação de professores e na prática pedagógica futura.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-051

 


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Maria da Conceição Alves Bezerra

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Maria da Conceição Alves Bezerra