INCENTIVANDO A CRIATIVIDADE EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PADRONIZADOS COM PPW
Palavras-chave:
Previous Published Work, PhD by Prior Output, PhD by Research, Post Graduation Models, PPWResumo
Este artigo publicado anteriormente no Caderno Pedagógico em 10/10/2024 DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv21n10-106 explora o conceito de doutorado por Trabalhos Publicados Anteriormente (PPW) e propõe a unificação dos 42 termos diferentes atualmente usados para descrever esse percurso de doutorado. Ele também fornece um conjunto de dados muito abrangente sobre os regulamentos de PPW. O estudo compara três modelos distintos de DPP e examina a viabilidade da adoção dessa modalidade no Brasil. A pesquisa investiga o reconhecimento de pesquisadores autodidatas de alto desempenho, considerando os recentes avanços nos sistemas de pós-graduação europeus, com foco no Reino Unido, Noruega, Irlanda e França. Duas questões principais são abordadas: (1) se o PPW representa uma alternativa viável aos programas de doutorado tradicionais e (2) como essa modalidade é implementada nos países analisados. O estudo argumenta que estruturas educacionais rígidas e burocráticas muitas vezes limitam a criatividade e a inovação, destacando a necessidade de abordagens mais flexíveis nos programas de pós-graduação. Ambientes acadêmicos que promovem o pensamento diversificado e incentivam a experimentação estão mais bem posicionados para nutrir a excelência e o potencial criativo. Os resultados mostram que países como Reino Unido, Noruega, Irlanda e França adaptaram seus sistemas educacionais para equilibrar qualidade e criatividade, oferecendo insights valiosos para possíveis melhorias no cenário acadêmico brasileiro. A conclusão enfatiza que o PPW não deve ser visto como um atalho, mas sim como uma alternativa rigorosa que reconhece as contribuições significativas de pesquisadores que podem não ter seguido os caminhos acadêmicos tradicionais. A implementação do PPW no Brasil poderia melhorar o ambiente acadêmico nacional, valorizando o trabalho substancial de profissionais experientes e fomentando uma cultura de inovação e excelência em pesquisa.
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