Resumo
A Indústria Brasileira de Jogos Digitais tem crescido significativamente ao longo dos últimos anos, resultando na aprovação, pelo Senado Federal, do Projeto de Lei PL 2.796/2021, que cria o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos. Programas educacionais voltados para o desenvolvimento de jogos no Brasil constituem-se uma necessidade para a formação de talentos e promoção da inovação para esse segmento. Sendo um negócio de alto risco, o desenvolvimento de jogos digitais requer métricas que possam avaliar o desenvolvimento da tecnologia. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma correlação entre o nível de prontidão de tecnologia de software e processo de desenvolvimento de jogos digitais, bem como analisar cursos do IFBA que aumentam a oferta de pessoal qualificados em desenvolvimento de jogos digitais. Para isso, foram utilizados procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Foram identificadas 4 escalas de níveis de prontidão de tecnologias (TRL) aplicada a software desenvolvidas por órgãos governamentais americanos e brasileiros, todas adaptadas da escalas TRL e que requerem ajustes para aplicação nas diversas tecnologias de software. A escala DG-STRL, de Ferreira e Ribeiro, correlaciona as etapas de desenvolvimentos de jogos digitais com o TRL pata tecnologia de software, sendo um instrumento focado no setor. Observou-se que o IFBA oferece cursos de desenvolvimento de jogos em nível de formação continuada, de graduação e de especialização, contribuindo para a formação de desenvolvedores talentosos, capazes de competir em escala global.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-012