Resumo
Este artigo investiga os fatores-chave para o desenvolvimento de competências em inovação entre jovens lideranças no setor industrial, por meio de uma análise comparativa entre as instituições de ensino do Brasil e da Alemanha. O objetivo é identificar boas práticas e fatores essenciais aplicados em instituições alemãs que possam ser adaptados ao contexto brasileiro, com o intuito de aprimorar a qualificação de profissionais com uma mentalidade mais inovadora. A pesquisa analisou políticas públicas, indicadores de inovação e as ementas de 35 cursos, mapeando tendências e práticas voltadas à formação de competências estratégicas. Os resultados destacam a relevância da educação para o desenvolvimento da inovação e a necessidade de priorizar habilidades, como resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, análise de dados, estratégia de negócios, e modelagem da gestão da inovação. Este estudo oferece contribuições ao propor caminhos para aprimorar a formação de jovens líderes no Brasil, baseados nas melhores práticas observadas na Alemanha, fortalecendo a competitividade e a capacidade de inovação da indústria brasileira.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-009