DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA INOVAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E ALEMANHA

Autores

  • Priscila Lopes Cavichioli
  • Maria Hosana Conceição
  • Andréia Alves Costa

Palavras-chave:

Leadership training, Skills, Innovation

Resumo

Este artigo investiga os fatores-chave para o desenvolvimento de competências em inovação entre jovens lideranças no setor industrial, por meio de uma análise comparativa entre as instituições de ensino do Brasil e da Alemanha. O objetivo é identificar boas práticas e fatores essenciais aplicados em instituições alemãs que possam ser adaptados ao contexto brasileiro, com o intuito de aprimorar a qualificação de profissionais com uma mentalidade mais inovadora. A pesquisa analisou políticas públicas, indicadores de inovação e as ementas de 35 cursos, mapeando tendências e práticas voltadas à formação de competências estratégicas. Os resultados destacam a relevância da educação para o desenvolvimento da inovação e a necessidade de priorizar habilidades, como resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, análise de dados, estratégia de negócios, e modelagem da gestão da inovação. Este estudo oferece contribuições ao propor caminhos para aprimorar a formação de jovens líderes no Brasil, baseados nas melhores práticas observadas na Alemanha, fortalecendo a competitividade e a capacidade de inovação da indústria brasileira.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-009

 

Publicado

2024-10-16

Como Citar

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA INOVAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E ALEMANHA. (2024). Seven Editora, 141-161. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/5844