Resumo
A motivação para esta investigação se deve à implementação de um projeto de inclusão social para estudantes da rede pública, por meio de tecnologias digitais, nas dependências da Faceli (local de atividades acadêmicas das pesquisadoras). Este estudo tem, como objetivo, analisar as contribuições do projeto “Laboratório Include” para a formação escolar de estudantes da rede municipal de ensino de Linhares-ES inscritos no referido projeto. A metodologia adotada envolve uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas com o ex-presidente da Fundação Faceli, a facilitadora e o monitor que desenvolvem as atividades no Laboratório Include e, ainda, grupo focal com estudantes que cursaram o projeto. Os resultados indicam que esse laboratório contribui para a formação escolar dos estudantes no que se refere à apropriação de habilidades essenciais no uso de tecnologias, conexão com conteúdos escolares e realização de projetos de forma coletiva. Assim, as experiências vividas no curso promovem a inclusão digital e social dos estudantes participantes.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.029-013