Resumo
A utilização de metodologias ativas (MA) nas ciências da saúde justifica-se pela necessidade de superação dos modelos tradicionais de ensino e consequentemente tem a finalidade de formar profissionais que possam reconstruir o conhecimento adquirido e não apenas transferir o saber de forma mecânica e acrítica. Trata-se de um estudo de revisão de escopo (Scoping Review ou Scoping Study), orientado pelas diretrizes metodológicas propostas pelo Joanna Briggs Institute (JBI) e atendendo ao proposto no PRISMA-ScR. A revisão de escopo foi registrada na plataforma OSF-Open Science Framework. Na sequência utilizou-se os descritores elencados para a busca dos estudos, nas bases de dados Pubmed, Scielo e BVS, o agrupamento e sumarização de informações chave dos artigos coletados foi realizado com o auxílio do Mendeley®, um gerenciador de referências que facilitou a análise primária dos estudos coletados. Por fim, os dados e informações encontrados foram dispostos no formato de quadro, englobando as seguintes variáveis: autores; ano de publicação; base de dados onde o estudo foi indexado; título; tipo de pesquisa e desfecho. Os resultados da revisão de escopo fornecerão respaldo para discussões futuras relacionadas aos desafios do profissional enfermeiro na aplicabilidade de metodologias ativas e tecnologias inovadoras de aprendizagem. Serão ressaltadas possíveis lacunas de conhecimento identificadas durante a revisão de escopo, oferecendo sugestões para pesquisas futuras sobre a temática.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.029-007