Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMA GERADOR PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM QUÍMICA

Cruz JC;
de Freitas RCRQ;
Queiroz MSR;
Neves LHP;
de Souza C;
de Castro SC;
Junior IVS;
Santana JGF

Jaine Costa Cruz

Rita de Cássia Ramos Queiroz de Freitas

Maria Sandra Ramos Queiroz

Luís Henrique Pereira Neves

Cassius de Souza

Symone Costa de Castro

Ivanilson Vieira Souza Junior

Jane Geralda Ferreira Santana


Palavras-chave

Plantas Medicinais
Ensino
Funções Orgânicas
Alfabetização Científica

Resumo

O ensino de química requer o uso de abordagens que proporcionem aos alunos condições para que possam interpretar criticamente a realidade em que vivem. Isso implica na necessidade de vincular o conteúdo trabalhado com o contexto social em que o aluno está inserido. No entanto, a prática da contextualização raramente é abordada em sala de aula, principalmente quando se trata do ensino de Química Orgânica. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo propor uma intervenção didática baseada na temática das plantas medicinais como proposta de integrar o cotidiano do aluno com a construção do conhecimento sobre as Funções Orgânicas, a fim de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo de acordo com a proposta de Alfabetização Científica. A pesquisa foi realizada com alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Ciência da Computação para Internet do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi, no período entre novembro de 2022 e maio de 2023 e envolveu seis etapas, com atividades diversas. A utilização do tema atendeu aos objetivos da proposta de estudo, pois, dependendo da receptividade dos participantes, constitui-se em um recurso didático que aproximou o estudo das Funções Orgânicas do cotidiano, favorecendo uma aprendizagem mais significativa. A proposta de uso do tema gerador também demonstrou que despertou a curiosidade e o interesse dos alunos, dada a sua participação ativa na construção do conhecimento, o que pode ter contribuído para os processos de ensino e letramento científico.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.027-002


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Jaine Costa Cruz , Jane Geralda Ferreira Santana

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Jaine Costa Cruz
  • Rita de Cássia Ramos Queiroz de Freitas
  • Maria Sandra Ramos Queiroz
  • Luís Henrique Pereira Neves
  • Cassius de Souza
  • Symone Costa de Castro
  • Ivanilson Vieira Souza Junior
  • Jane Geralda Ferreira Santana