Resumo
O ensino de química requer o uso de abordagens que proporcionem aos alunos condições para que possam interpretar criticamente a realidade em que vivem. Isso implica na necessidade de vincular o conteúdo trabalhado com o contexto social em que o aluno está inserido. No entanto, a prática da contextualização raramente é abordada em sala de aula, principalmente quando se trata do ensino de Química Orgânica. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo propor uma intervenção didática baseada na temática das plantas medicinais como proposta de integrar o cotidiano do aluno com a construção do conhecimento sobre as Funções Orgânicas, a fim de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo de acordo com a proposta de Alfabetização Científica. A pesquisa foi realizada com alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Ciência da Computação para Internet do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi, no período entre novembro de 2022 e maio de 2023 e envolveu seis etapas, com atividades diversas. A utilização do tema atendeu aos objetivos da proposta de estudo, pois, dependendo da receptividade dos participantes, constitui-se em um recurso didático que aproximou o estudo das Funções Orgânicas do cotidiano, favorecendo uma aprendizagem mais significativa. A proposta de uso do tema gerador também demonstrou que despertou a curiosidade e o interesse dos alunos, dada a sua participação ativa na construção do conhecimento, o que pode ter contribuído para os processos de ensino e letramento científico.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.027-002