Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Fatores abióticos e o crescimento de cianobactérias em reservatórios de águas superficiais no estado de Pernambuco

Regis AS;
da Silva RF;
de Oliveira FHPC;
de Oliveira EJA

Andreia Souza Regis

Ronaldo Faustino da Silva

Fabio Henrique Portella Corrêa de Oliveira

Eduardo José Alécio de Oliveira


Resumo

Objetivo: Analisar a relação entre fatores físico-químicos e abióticos climáticos em relação à ocorrência de gêneros de cianobactérias em reservatórios de água superficial utilizados para abastecimento público no estado de Pernambuco.

Revisão da Literatura: São apresentadas informações sobre cianobactérias e as consequências do lançamento de efluentes não tratados na eutrofização de águas superficiais com efeitos no crescimento de cianobactérias e consequências para organismos aquáticos e humanos e clima em regiões de Pernambuco onde estão localizados reservatórios de água,

Método: Abordagem quali-quantitativa descritiva e exploratória para a análise de variáveis abióticas (pH, CE., Turbidez, Cor, Cálcio, Magnésio, Cloretos, Sulfato, Nitrogênio, Fosfato, Alcalinidade, Dureza, Ferro, Manganês, Alumínio e chuva) e bióticas (densidade de Cianobactérias), coletadas da Companhia de Saneamento de Pernambuco — COMPESA. As amostras foram provenientes de reservatórios eutróficos de água doce em Pernambuco coletadas entre 2010 e 2020.

Resultados e Discussão: O gênero de cianobactéria mais frequente foi Raphidiopsis/Cylindrospermopsis, encontrado em abundância em todos os reservatórios, onde o aumento de cor, turbidez e pH foram positivamente correlacionados com a presença de Microcystis e Raphidiopsis/Cylindrospermopsis, e negativamente com o aumento da tenacidade. Também foi observada uma correlação positiva entre a dureza e o aumento da densidade de Planktorhrix.

Implicações da pesquisa: Gerar diretrizes para o abastecimento de água potável apresentando ferramentas para a compreensão das condições abióticas que influenciam o crescimento de cianobactérias, a fim de delinear estratégias de controle ou serviços, 'mitigação em ETAs.

Originalidade/Valor: Gerar informações úteis na avaliação de parâmetros abióticos e densidade de cianobactérias, observados durante um longo período (10 anos), mostrando correlações positivas/negativas em águas superficiais utilizadas para consumo humano.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.026-040


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Andreia Souza Regis, Ronaldo Faustino da Silva, Fabio Henrique Portella Corrêa de Oliveira, Eduardo José Alécio de Oliveira

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Andreia Souza Regis
  • Ronaldo Faustino da Silva
  • Fabio Henrique Portella Corrêa de Oliveira
  • Eduardo José Alécio de Oliveira