Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Fatores abióticos e o crescimento de cianobactérias em reservatórios de águas superficiais no estado de Pernambuco

Andreia Souza Regis

Ronaldo Faustino da Silva

Fabio Henrique Portella Corrêa de Oliveira

Eduardo José Alécio de Oliveira


Resumo

Objetivo: Analisar a relação entre fatores físico-químicos e abióticos climáticos em relação à ocorrência de gêneros de cianobactérias em reservatórios de água superficial utilizados para abastecimento público no estado de Pernambuco.

Revisão da Literatura: São apresentadas informações sobre cianobactérias e as consequências do lançamento de efluentes não tratados na eutrofização de águas superficiais com efeitos no crescimento de cianobactérias e consequências para organismos aquáticos e humanos e clima em regiões de Pernambuco onde estão localizados reservatórios de água,

Método: Abordagem quali-quantitativa descritiva e exploratória para a análise de variáveis abióticas (pH, CE., Turbidez, Cor, Cálcio, Magnésio, Cloretos, Sulfato, Nitrogênio, Fosfato, Alcalinidade, Dureza, Ferro, Manganês, Alumínio e chuva) e bióticas (densidade de Cianobactérias), coletadas da Companhia de Saneamento de Pernambuco — COMPESA. As amostras foram provenientes de reservatórios eutróficos de água doce em Pernambuco coletadas entre 2010 e 2020.

Resultados e Discussão: O gênero de cianobactéria mais frequente foi Raphidiopsis/Cylindrospermopsis, encontrado em abundância em todos os reservatórios, onde o aumento de cor, turbidez e pH foram positivamente correlacionados com a presença de Microcystis e Raphidiopsis/Cylindrospermopsis, e negativamente com o aumento da tenacidade. Também foi observada uma correlação positiva entre a dureza e o aumento da densidade de Planktorhrix.

Implicações da pesquisa: Gerar diretrizes para o abastecimento de água potável apresentando ferramentas para a compreensão das condições abióticas que influenciam o crescimento de cianobactérias, a fim de delinear estratégias de controle ou serviços, 'mitigação em ETAs.

Originalidade/Valor: Gerar informações úteis na avaliação de parâmetros abióticos e densidade de cianobactérias, observados durante um longo período (10 anos), mostrando correlações positivas/negativas em águas superficiais utilizadas para consumo humano.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.026-040


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Andreia Souza Regis, Ronaldo Faustino da Silva, Fabio Henrique Portella Corrêa de Oliveira, Eduardo José Alécio de Oliveira

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Andreia Souza Regis
  • Ronaldo Faustino da Silva
  • Fabio Henrique Portella Corrêa de Oliveira
  • Eduardo José Alécio de Oliveira