Resumo
A utilização das ferramentas de modelagem e simulação nos sistemas de ensino atuais tem-se tornado peças fundamentais no aprendizado dos alunos, aumentando a possibilidade de aquisição de conhecimentos e habilidades práticas. No presente trabalho os autores apresentam a proposta didática de desenvolvimento de uma biblioteca virtual utilizando as ferramentas do Matlab® para ser utilizadas em atividades de disciplinas práticas no ensino superior, o que pode ser extensivo a outros tipos de ensino como por exemplo o tecnológico. Toma-se como base de exemplo para o desenvolvimento a disciplina de Sistemas de Controle no curso de Engenharia Elétrica, dividindo-se o proceder metodológico para sua realização em etapas. Nestas etapas projetam-se, com o propósito de oferecer aos alunos, recursos virtuais específicos e prontos que podem além ser utilizados em outras disciplinas, com ampla iteratividade, o que sem dúvida aprimora a aquisição de conhecimentos e aprimora o aprendizado. A organização modular da biblioteca, com a criação em blocos de subsistemas específicos, permite uma abordagem personalizada adaptável às necessidades individuais de conhecimentos dos alunos. Esta ferramenta pode ser parte de uma metodologia ativa de ensino.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.026-038