Concepções acerca da velocidade e aceleração em uma análise epistemológica do tempo
Palavras-chave:
Speed, Acceleration, Time, PhysicsResumo
O estudo epistemológico das percepções sobre a velocidade e a variação do tempo é fundamental para o avanço do conhecimento científico. Entender esses conceitos não só enriquece nossa percepção do universo físico, mas também nos permite refletir sobre a natureza da realidade e da experiência humana. Este artigo, explorando essas questões, poderá contribuir significativamente para o avanço do conhecimento em física e filosofia, ao mesmo tempo em que abre novas perspectivas para a compreensão do tempo e do movimento. Ao investigar as concepções acerca da velocidade e aceleração em uma análise epistemológica do tempo, é possível revelar aspectos inéditos e complexos que podem desafiar conceitos estabelecidos e abrir novos caminhos para a pesquisa científica. A metodologia adotada para a construção da pesquisa será a pesquisa bibliográfica, metodologia amplamente utilizada em diversas áreas do conhecimento, como nas ciências sociais, humanas e exatas. Consiste na busca e análise de informações provenientes de fontes bibliográficas, como livros, artigos científicos, teses, dissertações e outros materiais impressos ou digitais. Os resultados desta pesquisa revelaram que a velocidade e a aceleração não são apenas grandezas físicas, mas também conceitos que estão intrinsecamente ligados à nossa percepção do tempo. A forma como percebemos e medimos o tempo está diretamente relacionada à nossa compreensão da velocidade e aceleração dos objetos ao nosso redor. Além disso, foi observado que as concepções tradicionais sobre velocidade e aceleração podem ser ampliadas e aprimoradas por meio de uma abordagem epistemológica do tempo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra , Marcelo Máximo Purificação , Renan Antônio da Silva , Orivaldo da Silva Lacerda Júnior , Miquéias Ambrósio dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.