Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Inclusão de pessoa com deficiência auditiva em ambiente escolar

Monteiro APL;
de Barros ARSG;
Raiol RGW;
Moreira HLF

Ana Paula Lima Monteiro

Andressa Regina Sandres Guimarães de Barros

Raimundo Gama Wilson Raiol

Helio Luiz Fonseca Moreira


Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a inclusão de pessoa com deficiência auditiva (PCDA)no ambiente escolar, dimensionado seus aspectos legais e práticos, sob a ótica da Teoria das Representações Sociais. Com base nessa teoria é possível concluir que as mudanças ocorridas na legislação brasileira, com a finalidade de incluí-las nas escolas em condições de igualdade com os demais alunos, constituem mudanças que ocorrem no plano jurídico, sem alterar a estabilidade do núcleo de formação das representações sociais referentes, compartilhadas nos processos interativos e comunicacionais cotidianos e ao longo do tempo, que continuam pautadas na incapacidade, inaptidão e desqualificação para ocupar os espaços coletivos.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica e documental. No desenvolvimento do estudo, pontua-se a escola como um espaço dinâmico, plural e de acolhimento às diferenças. Em seguida, caracterizam-se esses sujeitos e o movimento de inclusão escolar, bem como as representações que permeiam esse processo, concluindo-se que, apesar da mudança no status jurídico, eles continuam representados da mesma forma, sob a ótica da deficiência, no ambiente escolar.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.024-013


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Ana Paula Lima Monteiro , Andressa Regina Sandres Guimarães de Barros , Raimundo Gama Wilson Raiol , Helio Luiz Fonseca Moreira

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Ana Paula Lima Monteiro
  • Andressa Regina Sandres Guimarães de Barros
  • Raimundo Gama Wilson Raiol
  • Helio Luiz Fonseca Moreira