Resumo
Introdução: A atuação correta e o conhecimento ampliado dos profissionais de saúde são essenciais devido à alta incidência e às complicações das infecções hospitalares, que podem retardar a recuperação do paciente e aumentar o risco de infecção hospitalar. Este problema é um dos grandes desafios da saúde pública no Brasil e deve ser gerenciado de forma competente para garantir a segurança e a assistência ao paciente nas unidades de saúde.
Objetivo: Este estudo tem como objetivo disseminar conhecimento e incentivar a prática correta de higienização das mãos, o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a limpeza hospitalar, refletindo sobre a saúde e a segurança no trabalho na prevenção e controle de infecções no ambiente hospitalar.
Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, de natureza narrativa, exploratória e descritiva, baseada em artigos científicos indexados no Google Acadêmico e na plataforma Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando as bases de dados da PubMed e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Conclusão: A infecção hospitalar representa um grande desafio para a saúde pública, expondo pacientes a possíveis infecções causadas por bactérias e microrganismos, algumas vezes adquiridos devido à baixa imunidade e resistência do próprio paciente ou por falhas nos processos de controle de infecções e medidas de biossegurança.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.025-012