Resumo
Este artigo realiza uma revisão sistemática da literatura sobre a formação de professores sob o paradigma construtivista, abordando as contribuições e desafios associados à implementação dessas práticas no Brasil. Fundamentado nas teorias de Jean Piaget e expandido por estudiosos como Lev Vygotsky, o construtivismo é uma abordagem pedagógica que enfatiza a construção ativa do conhecimento pelos alunos, com o professor atuando como facilitador. Diante do contexto questiona-se: Como o construtivismo tem sido integrado e aplicado na formação de professores no Brasil? Para responder essa questão é que o objetivo desse estudo consiste em realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a formação de professores dentro do paradigma construtivista, analisando pesquisas empíricas e teóricas publicadas entre 2004 e 2014. A metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa que define critérios de inclusão e exclusão, seleção das fontes de dados nas bases Periódicos CAPES e SciELO e procedimentos para a análise dos estudos baseado na análise de conteúdo. Conclui-se que a formação de professores construtivistas vai além da simples transmissão de conhecimentos teóricos, exigindo a capacitação dos educadores para transformar suas práticas pedagógicas de modo a promover um aprendizado mais profundo e significativo para os alunos. A adoção de práticas construtivistas na formação de professores, quando bem implementada, pode gerar um impacto duradouro tanto nas práticas pedagógicas quanto nos resultados de aprendizagem dos alunos.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.024-005