Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

A pedagogia hospitalar e seu olhar inclusivo

Rodrigues JMC;
de Moura MG

Janine Marta Coelho Rodrigues

Myrella Gomes de Moura


Resumo

A discussão sobre a Pedagogia Hospitalar vem crescendo nos últimos anos, tendo em vista sua visível importância neste ambiente alternativo de aprendizagem. Com isso, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre a formação do/a pedagogo/a para atuar no contexto hospitalar, considerando um pouco da história e do contexto brasileiro, dentro do atual paradigma educacional inclusivo. Com tal entendimento, buscou na pesquisa de natureza qualitativa, uma revisão bibliográfica sobre o tema, acrescida de um estudo de caso ilustrado a partir de uma experiência com Pedagogia Hospitalar realizada no Hospital Universitário Lauro Wanderley, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os resultados demonstraram que, de fato, o Projeto de extensão universitária “Atendimento Psicopedagógico à criança e ao Adolescente Hospitalizado: Trabalho Alternativo para o Pedagogo” se caracteriza como importante espaço para formação do/a pedagogo/a, dentro de uma visão inclusiva de educação. E, embora não componha oficialmente o campo de estágio dos estudantes de Pedagogia, vem cumprindo essa função por meio da extensão universitária.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.018-069


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Janine Marta Coelho Rodrigues , Myrella Gomes de Moura

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Janine Marta Coelho Rodrigues
  • Myrella Gomes de Moura