Resumen
A discussão sobre a Pedagogia Hospitalar vem crescendo nos últimos anos, tendo em vista sua visível importância neste ambiente alternativo de aprendizagem. Com isso, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre a formação do/a pedagogo/a para atuar no contexto hospitalar, considerando um pouco da história e do contexto brasileiro, dentro do atual paradigma educacional inclusivo. Com tal entendimento, buscou na pesquisa de natureza qualitativa, uma revisão bibliográfica sobre o tema, acrescida de um estudo de caso ilustrado a partir de uma experiência com Pedagogia Hospitalar realizada no Hospital Universitário Lauro Wanderley, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os resultados demonstraram que, de fato, o Projeto de extensão universitária “Atendimento Psicopedagógico à criança e ao Adolescente Hospitalizado: Trabalho Alternativo para o Pedagogo” se caracteriza como importante espaço para formação do/a pedagogo/a, dentro de uma visão inclusiva de educação. E, embora não componha oficialmente o campo de estágio dos estudantes de Pedagogia, vem cumprindo essa função por meio da extensão universitária.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.018-069