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Formação em Psicologia e ensino remoto: Percepção sobre aprendizagem no “novo normal”

Guimarães CC;
Mesquita RR;
da Fonseca AMCS;
Cavalcanti J;
Oguri MA;
da Silva RM;
Torre SCL

Cristiane de Carvalho Guimarães

Ralph Ribeiro Mesquita

Ana Maria Celestina da Silva da Fonseca

Janaína Cavalcanti

Maria Anita Oguri

Roberta Murta da Silva

Stephany Carvalho La Torre


Resumo

A pesquisa buscou identificar, analisar e comparar a percepção de aprendizagem no ensino remoto de docentes e discentes do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá, de um campus na zona norte, na cidade do Rio de Janeiro. Utilizando uma abordagem qualitativa e multimetodológica, foram empregados procedimentos de pesquisa documental e entrevista narrativa, com foco na abordagem (auto)biográfica. Participaram 20 alunos e 13 professores, incluindo doutores e mestres.  A principal ferramenta metodológica para obter as narrativas dos docentes e discentes foi a entrevista (de voz) semiestruturada, conduzida principalmente de forma remota via Microsoft Teams ou Google Meets. Antes dos tópicos da entrevista, foram coletadas informações sobre características socioprofissionais, como sexo, idade e formação acadêmica. Os docentes foram questionados sobre o tempo de docência, as disciplinas lecionadas e a experiência em outras Instituições, enquanto os discentes compartilharam dados sobre o período acadêmico e formação anterior. Para ambos foi abordada a percepção sobre o ensino remoto e o presencial. A análise considerou as narrativas coletadas, documentos referentes à formação do Psicólogo no Brasil e a matriz curricular do curso. Os resultados revelam a dificuldade dos entrevistados em diferenciar ensino remoto e online. Nas respostas há consenso sobre pontos positivos (eliminação do deslocamento) e negativos (falta de interação). Sobre a formação profissional, tanto docentes quanto discentes expressam preocupações. A preferência pela modalidade presencial é quase unânime entre os discentes, que também mencionam salas de ensino remoto superlotadas. Conclui-se que conhecer a percepção desses grupos sobre aprendizagem remota pode gerar reflexões valiosas para a prática educacional.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.024-003


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Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Cristiane de Carvalho Guimarães, Ralph Ribeiro Mesquita, Ana Maria Celestina da Silva da Fonseca, Janaína Cavalcanti, Maria Anita Oguri, Roberta Murta da Silva, Stephany Carvalho La Torre

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  • Cristiane de Carvalho Guimarães
  • Ralph Ribeiro Mesquita
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