Gestão do conhecimento como ferramenta de apoio à auditoria em instituições federais de educação

Autores

  • Abdo Dias da Silva Neto
  • André Luis de Oliveira Silva

Palavras-chave:

Knowledge Management, Internal Audit, Internal Control, Federal Institutions, Education

Resumo

Este estudo examina um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, focando nos efeitos do controle interno e externo sobre as ações dos gestores e sua percepção das auditorias. Utilizando questionários estruturados, coletaram-se dados de gestores chave para avaliar o valor do conhecimento adquirido e sua disseminação. O objetivo é integrar diversos conhecimentos para aprimorar o desempenho diante das exigências de controle interno e externo. Os resultados indicam que a aplicação de ferramentas de gestão do conhecimento pode melhorar a dinâmica entre gestores e auditoria interna, promovendo uma administração mais eficiente e transparente. Além disso, a pesquisa busca identificar as melhores práticas na implementação dessas ferramentas, considerando os desafios específicos do setor educacional federal. A análise detalhada dos dados revela que a capacitação contínua dos gestores e a criação de uma cultura organizacional voltada para o compartilhamento de conhecimento são cruciais para o sucesso das auditorias e para o cumprimento das regulamentações. Por fim, o estudo propõe recomendações para aprimorar as políticas de gestão do conhecimento nas instituições federais de ensino.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.018-067

Publicado

2024-08-16

Como Citar

Gestão do conhecimento como ferramenta de apoio à auditoria em instituições federais de educação. (2024). Seven Editora, 1035-1048. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/5341