Os projetos político pedagógicos da educação patrimonial: Uma análise das propostas de educação patrimonial presentes nos documentos internacionais da UNESCO

Autores

  • Ana Carolina Fernandes Gonçalves
  • Cezar Luiz de Mari

Palavras-chave:

Heritage education, UNESCO, Cultural heritage, Political-pedagogical project, Evaluation

Resumo

Este texto é um produto da pesquisa realizada para o mestrado em Educação, cujo objeto é o projeto político pedagógico apresentado pela UNESCO para educação patrimonial, por meio das iniciativas por ela encorajadas para preservação do patrimônio cultural e natural. A partir de uma pesquisa qualitativa de análise documental das recomendações, declarações e convenções da UNESCO, foi possível reconstruir as propostas e usos políticos da educação patrimonial e projetos político pedagógicos planejados por esta agência. O resultado apresentado é um panorama da política pedagógica idealizada para a preservação patrimonial e sua exploração econômica, seja como suporte para criação de redes sustentáveis para comunidades tradicionais, exploração responsável pelo turismo cultural por agentes públicos e privados e responsabilidade científica e pedagógica na preservação de bens culturais materiais e imateriais. A contribuição deste texto é, ao final, uma reflexão sobre a importância do estabelecimento de critérios para avaliar os impactos destes projetos políticos pedagógicos para o público por ele visado.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.018-056

Publicado

2024-08-15

Como Citar

Os projetos político pedagógicos da educação patrimonial: Uma análise das propostas de educação patrimonial presentes nos documentos internacionais da UNESCO. (2024). Seven Editora, 875-894. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/5321