Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Os projetos político pedagógicos da educação patrimonial: Uma análise das propostas de educação patrimonial presentes nos documentos internacionais da UNESCO

Gonçalves ACF;
de Mari CL

Ana Carolina Fernandes Gonçalves

Cezar Luiz de Mari


Resumo

Este texto é um produto da pesquisa realizada para o mestrado em Educação, cujo objeto é o projeto político pedagógico apresentado pela UNESCO para educação patrimonial, por meio das iniciativas por ela encorajadas para preservação do patrimônio cultural e natural. A partir de uma pesquisa qualitativa de análise documental das recomendações, declarações e convenções da UNESCO, foi possível reconstruir as propostas e usos políticos da educação patrimonial e projetos político pedagógicos planejados por esta agência. O resultado apresentado é um panorama da política pedagógica idealizada para a preservação patrimonial e sua exploração econômica, seja como suporte para criação de redes sustentáveis para comunidades tradicionais, exploração responsável pelo turismo cultural por agentes públicos e privados e responsabilidade científica e pedagógica na preservação de bens culturais materiais e imateriais. A contribuição deste texto é, ao final, uma reflexão sobre a importância do estabelecimento de critérios para avaliar os impactos destes projetos políticos pedagógicos para o público por ele visado.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.018-056


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Ana Carolina Fernandes Gonçalves, Cezar Luiz de Mari

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Ana Carolina Fernandes Gonçalves
  • Cezar Luiz de Mari