Resumo
A Educação Ambiental foi pensada como um campo interdisciplinar para a educação básica em escolas de Brasilândia, São Paulo e Patos, Paraíba, com tópicos de saúde pública como soberania alimentar e acidentes ofídicos. Dois temas que dialogam de forma interdisciplinar com uma perspectiva política, social e ecológica com importância na biodiversidade. Foco na Educação Ambiental crítica em um contexto significativo para os estudantes. Da mesma forma, assumiu-se a necessária formação contínua dos docentes como atores fundamentais na promoção dos valores ambientais. Isso porque são poucos os trabalhos sobre Educação Ambiental, e os encontrados ainda mantêm uma abordagem com sentido naturalista e biológico que precisa ser superado. A quantidade de problemas socioambientais existentes é necessária para transformar as relações insustentáveis entre a sociedade e a natureza. As ideias aqui discutidas poderiam orientar a abordagem de outros tópicos de interesse nos contextos em que a escola atua.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-077