Resumo
O estudo apresenta uma análise das vantagens e desvantagens relacionadas à aquisição de bens por meio de consórcio em comparação com outras modalidades de financiamento disponíveis no mercado brasileiro. O estudo foi realizado com base em pesquisas e dados coletados em instituições financeiras, administradoras de consórcios, empresas do setor automotivo e consumidores que tenham considerado a opção do consórcio para aquisição de um veículo, concentrando as análises em veículos automotivos, como carros de passeio. Dessa forma, foi apresentada uma visão dos aspectos relevantes que são considerados para a tomada de decisão do consumidor nesse contexto específico, buscando contribuir na escolha da modalidade de aquisição de veículos mais adequada às suas necessidades e objetivos financeiros tendo como foco o consócio e suas vantagens. Ao considerar as vantagens e desvantagens de cada opção, os consumidores podem fazer uma escolha mais conscientes, maximizando seu investimento e satisfação. Ao final, foi possível concluir que embora a compra à vista tenha um custo menor no final do plano, grande parte dos consumidores não conseguem dispor do valor de imediato para a compra do bem uma vez que ele pode comprometer a renda familiar mensal, o financiamento CDC e o arrendamento mercantil são as opções com maior custo tornando o consórcio a opção mais considerável na tomada de decisão para aquisição do bem.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.018-042