Resumo
Uma das grandes preocupações da área de educação tem sido a baixa relação ensino-aprendizagem. Com isso, algumas ferramentas vêm sendo utilizadas em sala de aula para aumentar a eficiência da aprendizagem dos discentes. A metodologia Telessala aposta na tecnologia das aulas em vídeo para proporcionar a viabilização da conclusão da educação básica. Sendo assim, o presente trabalho objetivou analisar a possível utilização desta metodologia no ensino da temática Economia Solidária em uma turma do projeto Alumbrar, dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino, no município de Sumé-PB. Tal projeto tem como foco promover a correção do fluxo escolar de educandos com idade entre 13 e 17 anos. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e de campo, e de método qualitativo. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, o qual foi aplicado aos educandos e à professora da referida turma. De acordo com a análise dos dados, concluiu-se que o projeto desenvolvido na perspectiva da metodologia Telessala trouxe inúmeras contribuições para a formação dos educandos, pois houve progresso tanto no âmbito pessoal e social, como no educacional. Sendo assim, percebeu-se que a metodologia utilizada no projeto é viável para o ensino da Economia Solidária, uma vez que proporciona uma alternativa para inserção no mundo do trabalho, bem como o fortalecimento da percepção de cidadania por parte dos discentes.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.018-036