Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

“Tá liberado o celular!”: Um estudo da propensão à Dependência de Smartphone discente e a percepção docente em sala de aula

Amorim RM;
Corso KB;
Adão SARC;
Gaffrée JRL;
Araujo CS

Rafael Machado Amorim

Kathiane Benedetti Corso

Sebastiao Ailton da Rosa Cerqueira Adão

João Roberto de Lima Gaffrée

Cristiane de Souza Araujo


Resumo

As práticas pedagógicas de 30 anos atrás são incompatíveis com a realidade atual. As inovações propiciadas pelo uso das TICs diminuem sensivelmente esta janela de tempo. Diante deste cenário, através de um estudo descritivo, utilizando o método misto sequencial, com coleta de  dados  quantitativa  e qualitativa, buscou-se atender o objetivo da pesquisa que é o de analisar quais são os efeitos do uso do smartphone em sala de aula na relação discente-docente  no  curso  de  Administração  da  Universidade Federal do Pampa. A partir da aplicação do teste de dependência de smartphone – SPAI-BR, os resultados apontam que cerca de 43% dos discentes podem ser  considerados  dependentes  de  smartphone.  Com  a etapa qualitativa de entrevistas com docentes, constatou-se que este grupo, por vezes, apresenta sentimentos de inutilidade e desmotivação na prática docente. Entretanto, estes avaliam como uma boa ferramenta de ensino, ainda que pouco utilizada em sala de aula. A observação participante mostrou ainda que discentes comumente passam mais tempo em sala atentos ao que ocorre nas redes sociais do que na atividade acadêmica, colaborando ainda mais para desmotivar o docente na prática pedagógica. O presente trabalho traz ainda como contribuição uma análise das dificuldades enfrentadas pelos docentes no desenvolvimento de sua atividade e também apresenta a realidade dicotômica entre docentes e smartphones dos discentes.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.016-019


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Rafael Machado Amorim, Kathiane Benedetti Corso , Sebastiao Ailton da Rosa Cerqueira Adão

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Rafael Machado Amorim
  • Kathiane Benedetti Corso
  • Sebastiao Ailton da Rosa Cerqueira Adão
  • João Roberto de Lima Gaffrée
  • Cristiane de Souza Araujo