Resumen
As práticas pedagógicas de 30 anos atrás são incompatíveis com a realidade atual. As inovações propiciadas pelo uso das TICs diminuem sensivelmente esta janela de tempo. Diante deste cenário, através de um estudo descritivo, utilizando o método misto sequencial, com coleta de dados quantitativa e qualitativa, buscou-se atender o objetivo da pesquisa que é o de analisar quais são os efeitos do uso do smartphone em sala de aula na relação discente-docente no curso de Administração da Universidade Federal do Pampa. A partir da aplicação do teste de dependência de smartphone – SPAI-BR, os resultados apontam que cerca de 43% dos discentes podem ser considerados dependentes de smartphone. Com a etapa qualitativa de entrevistas com docentes, constatou-se que este grupo, por vezes, apresenta sentimentos de inutilidade e desmotivação na prática docente. Entretanto, estes avaliam como uma boa ferramenta de ensino, ainda que pouco utilizada em sala de aula. A observação participante mostrou ainda que discentes comumente passam mais tempo em sala atentos ao que ocorre nas redes sociais do que na atividade acadêmica, colaborando ainda mais para desmotivar o docente na prática pedagógica. O presente trabalho traz ainda como contribuição uma análise das dificuldades enfrentadas pelos docentes no desenvolvimento de sua atividade e também apresenta a realidade dicotômica entre docentes e smartphones dos discentes.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.016-019