Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

O ensino remoto da percussão popular: desafios e questões relativas à aprendizagem da linguagem percussiva

de Souza FAFS;
Gadêlha MLSL

Fernando Antônio Ferreira de Souza de Souza

Maria Leudysvania de Sousa Lima Gadêlha


Resumo

Frente a demanda atual de propostas e resoluções que viabilizem o processo de ensino-aprendizagem remota da percussão em curso de formação de professores em música na UFC-Sobral, este artigo apresenta ações desenvolvidas à luz de recursos didático-pedagógicos de ensino promovidos pela DIFOP, PAAP e EIDEIA no ano de 2020 sob perspectiva de edificação da Inovação Pedagógica (InovPed) no ensino superior. O objeto destas ações emergiu estrategicamente em torno da peculiaridade da proposta curricular do Curso de Licenciatura em Música e realidades multifacetadas dos alunos e seus modos diferenciados de acesso e produção segundo possibilidades de recursos e infra-estrutura decorrentes do isolamento social, predominantemente fora do espaço formativo da universidade. O contexto de pandemia emergiu como norteador desta proposta, considerando desafios e questões relativas ao ensino e aprendizagem da percussão de cunho mais popular nas disciplinas Instrumento Complementar Percussão e Oficina de Percussão. O desafio central foi garantir o acesso a informações técnicas de cunho prático peculiares a instrumentos de percussão popular. E a questão principal esteve na dimensão da compreensão de que a aprendizagem da percussão precisa ser redimensionada à luz de abordagens que considerem a sua aplicabilidade em arenas de mediação remota sem prejuízo na aquisição da competência cultural da linguagem percussiva. Tais iniciativas revelaram satisfatório feedback na produção dos alunos no período letivo 2020.1, o que, ainda que parcialmente até momento atual (período letivo 2020.2), permite-me considerar resultados exitosos para a proposta remota de ensino destas disciplinas em foco.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-055


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Fernando Antônio Ferreira de Souza de Souza , Maria Leudysvania de Sousa Lima Gadêlha

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Fernando Antônio Ferreira de Souza de Souza
  • Maria Leudysvania de Sousa Lima Gadêlha