Resumo
Java Aroma Essential (JAE), uma Micro, Pequena e Média Empresa (MPME) em uma indústria de óleos essenciais que precisa urgentemente de uma estratégia de desenvolvimento robusta para garantir a continuidade dos negócios. Este estudo emprega o método da Matriz de Planejamento Estratégico Quantitativo (QSPM), coletando dados por meio de Discussões de Grupos Focais (FGD) com clientes e administração da empresa. A matriz Interno-Externo (IE) coloca o JAE no Quadrante I (Crescimento e Construção), indicando um foco em estratégias intensivas, como penetração no mercado, desenvolvimento de mercado e desenvolvimento de produtos. A matriz QSPM identifica ainda a estratégia prioritária como o recrutamento de funcionários proficientes em marketing digital
Esta pesquisa contribui significativamente para a literatura sobre o desenvolvimento de estratégias de negócios para MPMEs, especialmente no setor de óleos essenciais. A principal recomendação é aumentar a presença da JAE no mercado contratando especialistas em marketing digital. Poucos estudos fornecem insights estratégicos para MPMEs neste setor, tornando este artigo um recurso valioso que oferece uma estratégia de desenvolvimento abrangente e etapas acionáveis para implementação. Embora as descobertas sejam adaptadas para MPMEs semelhantes às JAE, pesquisas futuras devem investigar aplicações mais amplas em diversos contextos de MPME.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.018-009