Resumo
O presente estudo dedica-se à construção de uma proposta de sequência didática centrada no diálogo interartes entre poesia e rap, centrando nossa abordagem no eixo resiliência e luta antirracista, no álbum AmarElo (2019) de Emicida. O critério desta seleção decorreu do enquadramento temático, o qual pode ser lida dentro do arranjo estético da obra como uma estratégia de unificação das forças do coletivo – seja compreendido na esfera micro ou macro, o ambiente doméstico ou social – frente as vicissitudes do dia a dia e ao combate as marginalizações. Nesta esteira, adotamos como pressuposto estruturante o ensino antirracista e o despertar crítico ante a construção dos espaços sociais e as possibilidades de (sobre)vivências da população negra em nossa sociedade. Quanto a configuração metodológica, no que tange à proposta prática, esta foi planejada para uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, de 20 alunos, dividida em 12 aulas conjugadas de 50 minutos. Para tanto, desenvolvemos um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico, alicerçando-nos nas contribuições teóricas de Aguiar e Bordini (1988), Candido (2011), Cosson (2014), dentre outros. Entendemos, com a presente proposta, a urgência de uma revisão metodológica dos conteúdos didáticos, posto que a reprodução de conteúdos cristalizados e desconexos da realidade sociocultural dos educandos incorre em distanciamentos, inviabilizando, assim, o processo de ensino e aprendizagem.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-051