Aprendizagem entre pares e a construção do conhecimento colaborativo em ambientes presenciais e online

Autores

  • Benedito Braz Sobrinho
  • Antonia de Maria Feitoza Freire
  • Gleiciane Marques de Farias
  • Germana Coelho da Silva Bernardo
  • Josele Gleissiane Nobre Azevedo
  • Manuela Monik Pontes Sales
  • Raimundo Nonato Luciano dos Santos
  • Simone Feijó de Melo

Palavras-chave:

Active methodology, Peer instruction, Teaching, Learning

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão sobre o método do peer instruction ou instrução entre pares, enquanto metodologia ativa. Desde a origem do método no início da década de 1990 até a atualidade, esta metodologia vem sendo empregada com sucesso em várias instituições de ensino, especialmente, em cursos superiores, bem como em escolas de educação básica. Este artigo tem por objetivo discutir brevemente sobre o uso do método de ensino criado por Eric Mazur que percebeu a necessidade de trazer melhores resultados para suas aulas através da participação ativa de seus alunos. Para tanto, fez-se uso da pesquisa bibliográfica como metodologia de trabalho, uma vez que o campo de reflexão que ora se apresenta é fruto das leituras e contribuições de diversos teóricos que tratam do tema em questão, ou seja, as metodologias ativas e dentre elas, o peer instruction. Ao final da elaboração deste texto, pôde- se concluir através das leituras e estudos que o método peer instruction pode ser facilmente aplicado em diferentes ambientes de aprendizagem seja para aulas presenciais ou online e sem grandes custos, pois não necessita de recursos tecnológicos para ser executado.

 

DOI:https://doi.org//10.56238/sevened2024.013-010

Publicado

2024-07-04

Como Citar

Aprendizagem entre pares e a construção do conhecimento colaborativo em ambientes presenciais e online. (2024). Seven Editora, 141-148. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4958