Gestão colaborativa nas escolas: Experiências sobre o papel das Redes Ibero Americanas na Educação para a Saúde
Palavras-chave:
Health promotion and education, Collaborative management and leadership, Competencies of health education professionals, NetworkingResumo
A educação para a saúde é complexa e, nas escolas envolve não apenas as equipes específicas, mas também a gestão, o clima organizacional e os currículos. Neste contexto, entendemos a gestão colaborativa como um modelo em que as lideranças escolares promovem o envolvimento da comunidade escolar, assentam em processos comunicacionais abertos, são receptivas à inovação. O trabalho em rede, potenciado pelas tecnologias digitais é um dos recursos destas práticas colaborativas na gestão das escolas que, ao mesmo tempo, as reforçam. Seguindo uma estratégia metodológica de natureza exploratória e qualitativa, analisamos numa perspetiva comparada às políticas públicas que enquadram a educação para a saúde nas escolas. O foco são duas experiências realizadas em rede, no Brasil e em Portugal. Os resultados permitem (re)pensar estratégias de educação para a saúde em contexto escolar, a partir de estratégias de gestão colaborativa e em redes de cooperação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Natanael Reis Bomfim, Sílvia Letícia Costa Pereira Correia, Susana Henriques, Elisabete Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.