Resumo
O processo de gerenciamento da qualidade provê orientação de como a equipe gerenciará e verificará a qualidade do projeto durante a sua execução. Este estudo de caso descritivo explanatório quali-quantitativo objetivou analisar a gestão da qualidade de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação desenvolvidos por uma unidade de empresa pública de pesquisa agropecuária na Amazônia, no estado do Amapá, além de verificar como as características específicas regionais influenciam na execução dos projetos e identificar pontos de melhoria. Utilizou-se dados do sistema corporativo de gerenciamento de projetos para a verificação da execução dos projetos e seus principais entraves, da Unidade referência, Amapá, e de outras três Unidades de pesquisa da mesma empresa, localizadas na Região Norte, Centro-Oeste e no Sul, do período de 2018 a 2020. Em seguida, foram utilizados o Diagrama de Causa e Efeito e o Gráfico de Pareto para organização e priorização dos problemas a serem analisados. E posteriormente, a técnica 5W2H para elaboração do plano de ação. Verificou-se que o gerenciamento de projetos é padronizado, e que o acompanhamento das atividades é quadrimestral. Conclui-se que a maioria dos problemas que causam atraso nas atividades de projetos, na Unidade referência, estão relacionados à falta de materiais, insumos e equipamentos no período programado, que se dá, principalmente, por atrasos no repasse de recursos financeiros e pela dificuldade de aquisição desses itens. Desse modo, no plano de ação sugeriu-se a diversificação de fontes financiadoras, adequação do cronograma físico-financeiro e a capacitação das equipes em gerenciamento de risco e gerenciamento de aquisições.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.014-017