Comportamentos de risco durante o uso de telas por crianças

Autores

  • Ariana de Fátima Pires Bezerra
  • Ayla Camilly Pereira Marques
  • Carlos Henrique Sousa Santos
  • Gabriela Neves de Oliveira
  • Juliano Ricardo Vasconcelos Sgrancio
  • Layla Nicole Oliveira Gonçalves
  • Matheus Silveira Guedes
  • Nathalie Silveira Placides
  • Raíssa Honório de Freitas
  • Synay Raquel Mancor Rodrigues
  • Christine Lima Nacif
  • Juscélio Clemente de Abreu

Palavras-chave:

Children, Risk behavior, Screens, Internet

Resumo

A onipresença da tecnologia digital tem transformado significativamente a interação das crianças com o mundo contemporâneo. O excesso de tempo diante das telas se configura como um problema de crescente relevância, em virtude dos impactos à saúde física e mental. Considerando que há muitos desafios sendo enfrentados pelas novas gerações diante da era digital, verificou-se a necessidade da realização de um estudo visando avaliar riscos oriundos do meio digital. O foco da presente discussão recai sobre o tempo de tela, o uso sem monitoramento dos responsáveis, o ciberbullying, o hábito de falar com estranhos, a exposição a desafios inapropriados, a conteúdos violentos e de cunho sexual, tomando como base e destacando as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Esta discussão, além de enriquecer a literatura existente sobre o tema, tem como objetivo apresentar de forma teórica os dados fundamentais para a identificação de riscos e para futura adequação e segurança do ambiente digital para a infância. Verifica-se que estudos mais aprofundados sobre o tema se torna primordial para o aprimoramento da saúde e do bem-estar das crianças, além de subsidiar o desenvolvimento de intervenções mais adequadas à realidade do público infantojuvenil, mediante um aprofundamento do conhecimento sobre os desafios enfrentados por essa faixa etária no ambiente digital.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.014-006

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Comportamentos de risco durante o uso de telas por crianças. (2024). Seven Editora, 78-85. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4838