Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: Dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social

Pereira CLO;
Lima LMR;
Lima LMR

Carmem Lúcia de Oliveira Pereira

Lenilde Mérgia Ribeiro Lima

Lígia Maria Ribeiro Lima


Resumo

A educação de Jovens e Adultos (EJA) vem se destacando, tendo como finalidade proporcionar o acesso à escola do público que, por algum motivo, foi excluído, permitindo, assim, recuperar o tempo perdido no campo da educação formal e na preparação para exercer seus direitos e deveres como cidadãos. A presente pesquisa tem o propósito de tecer algumas reflexões a respeito da leitura e escrita na EJA. Apresenta como objetivos avaliar a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento pessoal e social dos discentes, bem como evidenciar as dificuldades de aprendizagem. A relevância do estudo evidencia-se quando, na função de professora de EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo-PB, instituição pesquisada, puderam-se observar as dificuldades apresentadas na aprendizagem da leitura e escrita. A metodologia utilizou-se da técnica de pesquisa de campo, com utilização de questionário. Foram entrevistados 20 dos 55 alunos da EJA. Verificou-se que, embora sintam dificuldade, os discentes conseguiram superá-la e aprender a ler e escrever, apesar das suas limitações na aprendizagem. Tal aprendizado pode auxiliar na melhoria das relações interpessoais e profissionais destes cidadãos, colaborando com seu desenvolvimento social limitações de cada discente.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.013-008


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Carmem Lúcia de Oliveira Pereira, Lenilde Mérgia Ribeiro Lima, Lígia Maria Ribeiro Lima

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Carmem Lúcia de Oliveira Pereira
  • Lenilde Mérgia Ribeiro Lima
  • Lígia Maria Ribeiro Lima