Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: Dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social
Palavras-chave:
Reading and writing, Apprenticeship, EJAResumo
A educação de Jovens e Adultos (EJA) vem se destacando, tendo como finalidade proporcionar o acesso à escola do público que, por algum motivo, foi excluído, permitindo, assim, recuperar o tempo perdido no campo da educação formal e na preparação para exercer seus direitos e deveres como cidadãos. A presente pesquisa tem o propósito de tecer algumas reflexões a respeito da leitura e escrita na EJA. Apresenta como objetivos avaliar a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento pessoal e social dos discentes, bem como evidenciar as dificuldades de aprendizagem. A relevância do estudo evidencia-se quando, na função de professora de EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo-PB, instituição pesquisada, puderam-se observar as dificuldades apresentadas na aprendizagem da leitura e escrita. A metodologia utilizou-se da técnica de pesquisa de campo, com utilização de questionário. Foram entrevistados 20 dos 55 alunos da EJA. Verificou-se que, embora sintam dificuldade, os discentes conseguiram superá-la e aprender a ler e escrever, apesar das suas limitações na aprendizagem. Tal aprendizado pode auxiliar na melhoria das relações interpessoais e profissionais destes cidadãos, colaborando com seu desenvolvimento social limitações de cada discente.
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Copyright (c) 2024 Carmem Lúcia de Oliveira Pereira, Lenilde Mérgia Ribeiro Lima, Lígia Maria Ribeiro Lima

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