Resumo
As categorias identidade, identidade profissional e identidade profissional docente têm sido historicamente conceituadas nas perspectivas de estudiosos de nacionalidades diversas, em abordagens específicas e em várias áreas do conhecimento. Diante da polissemia do termo “identidade” há que se situar os conceitos em suas diversas abordagens teóricas a fim de se obter uma real significação do que se quer referir ao utilizá-lo em estudos e pesquisas acadêmicas. Da mesma forma os termos “identidade profissional” e “identidade profissional docente”, por se derivarem e se comporem do e com o primeiro, merecem o mesmo tratamento pois, adquirem abordagens diferentes em contextos teóricos diversos. Tomando-se como base teórica produções de diversos estudiosos, em seus estudos sobre identidade, identidade profissional e identidade docente – não obstante os três termos não tenham sido abordados por todos eles –, este artigo objetiva, a partir de uma revisão bibliográfica, discutir de forma sucinta apontamentos teórico-conceituais de tais categorias. Espera-se subsidiar pesquisadores e estudiosos das temáticas, com pistas e referências de autores expoentes advindos de áreas diferentes do saber e lograr um maior entendimento desses termos.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.010-067