Identidade, identidade profissional e identidade docente: Apontamentos teórico-conceituais
Palavras-chave:
Identity, Professional identity, Teaching professional identity, Teacher identityResumo
As categorias identidade, identidade profissional e identidade profissional docente têm sido historicamente conceituadas nas perspectivas de estudiosos de nacionalidades diversas, em abordagens específicas e em várias áreas do conhecimento. Diante da polissemia do termo “identidade” há que se situar os conceitos em suas diversas abordagens teóricas a fim de se obter uma real significação do que se quer referir ao utilizá-lo em estudos e pesquisas acadêmicas. Da mesma forma os termos “identidade profissional” e “identidade profissional docente”, por se derivarem e se comporem do e com o primeiro, merecem o mesmo tratamento pois, adquirem abordagens diferentes em contextos teóricos diversos. Tomando-se como base teórica produções de diversos estudiosos, em seus estudos sobre identidade, identidade profissional e identidade docente – não obstante os três termos não tenham sido abordados por todos eles –, este artigo objetiva, a partir de uma revisão bibliográfica, discutir de forma sucinta apontamentos teórico-conceituais de tais categorias. Espera-se subsidiar pesquisadores e estudiosos das temáticas, com pistas e referências de autores expoentes advindos de áreas diferentes do saber e lograr um maior entendimento desses termos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Raquel Quirino, Antônia Pinheiro, Eliane Silvestre, Gissele Quirino Herculano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.