Resumo
A Transformação Digital (TD) é um novo paradigma sociotécnico que vem remodelando a sociedade. A intensificação do uso das tecnologias digitais mais recentes tem disparado a necessidade de alterações significativas nas organizações (ex.:instituições de ensino, comércio físico), e em seus diferentes elementos organizacionais (ex.: processos, tecnologias, cultura). Neste contexto, destaca-se a problemática das pequenas e médias empresas (PMEs). Elas possuem grande valor para o bem-estar social devido sua capacidade de geração de trabalho. Contudo, possuem uma longa distância a percorrer no caminho para transformarem-se digitalmente, se comparadas às grandes empresas. Suas limitações específicas, como a escassez de recursos financeiros e a falta de conhecimento para lidar com a TD acentuam tal dificuldade. Isso implica a necessidade de saber projetar uma estratégia ou processo de TD mais efetivo, que use melhor seus escassos recursos e que os alinhe estrategicamente ao potencial das tecnologias digitais. Portanto, com uma abordagem baseada na engenharia e gestão do conhecimento, a seguinte questão de pesquisa foi investigada: como apoiar as PMEs a enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades trazidas pela transformação digital? Logo, sob uma visão sistêmica da TD nas organizações, foi proposto um meta-modelo, que foca no nível estratégico e inicia a adequação de modelos de negócio, por meio de ciclos de adaptação e resposta às novas demandas externas. Como fundamentos teóricos e basilares, utilizou-se o método Cesm, o Canvas Business Model, e os mecanismos de resiliência organizacional, articulados à espiral do conhecimento Seci. Como abordagem metodológica foram utilizadas revisões sistemáticas de artigos científicos, estudos de caso e relatórios empresariais, combinadas ao Design Science Research Process (DSRP). O delineamento adotado envolveu etapas iterativas e colaborativas de revisão conceitual e refinamento do meta-modelo construído, que foi submetido a revisão conceitual por meio da submissão de artigos e pela análise de dois especialistas de domínio em TD. Como resultado final, apresenta-se o artefato desenvolvido, que estrutura três fases para orientar o processo de TD, focando no nível estratégico das organizações, recomendando ainda etapas e amostras de materiais de apoio (exemplos de ferramentas para auxiliar a TD). Como delimitações, destaca-se que o meta-modelo não aborda elementos inerentes aos níveis tático e operacional das organizações. Como limitações, aponta-se que amostras maiores e mais diversificadas podem ser utilizadas futuramente. Suas implicações práticas são orientar as PMEs, indicando por onde e como iniciar a TD, recorrendo a fases e etapas para guiar esta transformação. Como trabalhos futuros, recomenda-se sua instanciação em variados setores e organizações de diferentes portes, bem como o uso de diferentes ferramentas, e medição de resultados a longo prazo, de modo a agregar ao meta-modelo proposto.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.014-003