Resumo
Este estudo investiga o potencial da tecnologia de realidade aumentada e de realidade virtual para melhorar o bem-estar cognitivo dos pacientes com patologias diagnosticadas, residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas.
O estudo tem por objetivo rever a literatura existente sobre a utilização da realidade virtual e aumentada na neuropsicologia, em particular no que diz respeito às funções cognitivas, e identificar estudos de caso ou projetos-piloto bem sucedidos em contextos semelhantes.
Esta investigação pretende também constituir-se como uma âncora teórica para a implementação de projetos de realidade aumentada e realidade virtual em contexto real e contribuir para o crescente conjunto de conhecimentos sobre as potenciais aplicações da tecnologia de realidade aumentada na promoção do bem-estar cognitivo e da qualidade de vida de idosos.
Em termos metodológicos, o trabalho foi suportado nas técnicas de revisão da literatura, análise de conteúdo, observação e estudo de caso.
Os resultados permitiram obter uma visão geral da eficácia das atividades com utilização de realidade aumentada e da realidade virtual na melhoria da função cognitiva, do humor e da qualidade de vida entre os idosos, bem como uma perspetiva relativa às melhores práticas para a conceção e implementação de experiências de realidade aumentada e realidade virtual em ambiente de cuidado aos idosos.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.012-031