Neuropsicologia, Realidade Aumentada e Realidade Virtual em contexto de ERPI - Abordagens inovadoras para o bem-estar dos idosos
Palavras-chave:
Cognitive well-being, Neuropsychology, Augmented Reality, Extended Reality, Virtual RealityResumo
Este estudo investiga o potencial da tecnologia de realidade aumentada e de realidade virtual para melhorar o bem-estar cognitivo dos pacientes com patologias diagnosticadas, residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas.
O estudo tem por objetivo rever a literatura existente sobre a utilização da realidade virtual e aumentada na neuropsicologia, em particular no que diz respeito às funções cognitivas, e identificar estudos de caso ou projetos-piloto bem sucedidos em contextos semelhantes.
Esta investigação pretende também constituir-se como uma âncora teórica para a implementação de projetos de realidade aumentada e realidade virtual em contexto real e contribuir para o crescente conjunto de conhecimentos sobre as potenciais aplicações da tecnologia de realidade aumentada na promoção do bem-estar cognitivo e da qualidade de vida de idosos.
Em termos metodológicos, o trabalho foi suportado nas técnicas de revisão da literatura, análise de conteúdo, observação e estudo de caso.
Os resultados permitiram obter uma visão geral da eficácia das atividades com utilização de realidade aumentada e da realidade virtual na melhoria da função cognitiva, do humor e da qualidade de vida entre os idosos, bem como uma perspetiva relativa às melhores práticas para a conceção e implementação de experiências de realidade aumentada e realidade virtual em ambiente de cuidado aos idosos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carolline Stefanyoli, Diamantino Ribeiro, Maiara Praça, Paula Rocha, Paulo Jerónimo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.