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Relações sociais e culturais na inclusão de estudantes indígena em escola não específica: Denominações e dificuldades

Girotto RF;
Risso R;
Piovezana L

Rafaela Ferreira Girotto

Robison Risso

Leonel Piovezana


Resumo

O texto sobre as relações sociais e culturais na inclusão de estudantes indígena em escola não específica: denominações e dificuldades é também, resultado de dissertação de mestrado em educação que trata das dificuldades de escolas não indígena para contemplar as culturas nas suas especificidades. Questão problema: Como a diversidade e a educação indígena específica são abordadas e desenvolvidas em escola não especifica da cultura indígena? Com os objetivos de analisar  em produções científica e documentos a oferta e desenvolvimento da educação intercultural; Identificar produções acadêmicas e bibliográficas que tratam da educação escolar indígena intercultural, específica, diferenciada, bilíngue e comunitária; Interpor a Proposta Curricular do estado de Santa Catarina e o Referencial Curricular Nacional de Educação Indígena; Mapear, partindo da origem dos estudantes indígenas, cultura, identidade e escolha pela escola fora da Aldeia; Identificar as iniciativas e possibilidades que a escola oferta para estudantes indígenas; Analisar as percepções dos estudantes indígenas frente aos processos educacionais, o estudo foi realizado e caracterizado como pesquisa qualitativa, com suporte em referencial bibliográfico afins, entrevistas semiestruturadas com professores, direção de escola pública e estudantes kaingang da Terra Indígena Xapecó, localizada nos municípios de Ipuaçu e Entre Rios SC. Como resultado, foram identificadas falhas e ausência de procedimentos pedagógicos que atendam à legislação específica brasileira para o atendimento a estudantes de culturas diferentes e da falta de capacitação específica para professores e direção da escola, bem como da compreensão dos processos de inclusão e de formação cidadã para todas as pessoas, sem exceção.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.010-055


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Copyright (c) 2024 Rafaela Ferreira Girotto, Robison Risso, Leonel Piove

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