Resumo
A expressão alfabetização tecnológica digital tem sido usada cada vez mais no meio educacional para caracterizar um protótipo de aprendizado especificamente da escrita que envolve signos, gestos e procedimentos necessários para que o indivíduo se habilite ler e escrever no computador, notebook e/ou em outros dispositivos digitais.
Segundo Educação (2022) o significado de seu substantivo na língua portuguesa é: “capacitação ou formação das novas gerações de acordo com os ideais culturais de cada povo”. Entretanto é necessário que dentro da educação seja das novas gerações como das mais antigas, ao ter-se contato com a internet, a educação digital tanto para orientação parental como para vivência física das crianças no mundo/família que são inseridos ao nascer.
Somos capazes de pensar em uma alfabetização feita com ferramentas digitais? Trazendo para o contexto de alfabetização e letramento, os diversos equipamentos digitais trazem novas formas de pensar em relação a produção, a comunicação, a propagação e divulgação dos escritos dos envolvidos que estão inseridos no contexto da educação digital que está sendo apresentada no momento da transmissão desse novo conhecimento.
Essa indispensabilidade é para que leve-se a todos a contínua orientação amorosa para interação com respeito, ética e integridade também ao mundo digital, assim pois ter-se-á postagens, vídeos, stories, vlogs, blogs etc que levem em consideração a gentileza no tratar assim como é feito “ao vivo e cores” e tenhamos delicadeza em conduzir conversações para gerar registros e lembranças significativas para os dias normais bem como para os especiais sem a cara da “verdade nua e crua” ou “mais sincera opinião” que na verdade, muitas das vezes vem com: falta tolerância, ausência de empatia/respeito e lapso de gentileza ao tratar o próximo.
Ademais a falta de paciência e discurso de ódio que ocorre com fartura na internet, é necessário incluir em quem circula nesse meio digital a consciência dos perigos que nela trafega, ou seja, nesse meio nem tudo são flores e assim como temos educação de trânsito sobre a circulação nas ruas, é também necessário que o processo cognitivo para educação digital seja feito nos vários núcleos que a pessoa faz parte e traz consigo na sua vivência, como na família, na escola, comunidade, na universidade ou trabalho.
Portanto é importante ensinar tecnologias digitais na alfabetização das crianças, adolescentes e jovens para que tenhamos futuros adultos alfabetizados digitalmente, não só usuários de dispositivos eletrônicos. Há de se imbuir a necessidade de ética digital para eles além da possibilidade lúdica que será incluída no ambiente de aprendizado da alfabetização, fora que as experiências virtuais e as sensoriais que as tecnologias podem trazer. Então o uso de tecnologias digitais na alfabetização traz consigo a possibilidade de misturar: cálculo, grafia, artes, meio ambiente, geografia, história, tecnologia, corporal e outros tantos; entre si para que o ganho seja em todos os campos: cognitivo, socioemocional, corporal e transcendental; para que conhecimentos e aptidões envolvam todas as inteligências do ser humano, não só as mais requeridas pela sociedade como português e matemática.
DOI:https://doi.org//10.56238/sevened2024.013-002