O ensino da matemática na EJA: Os limites e desafios na prática pedagógica

Autores

  • Gean Pereira Silva Junior
  • Leticia Martelo Pagoto
  • Jaine Martelo Pagoto
  • Rodrigo Andraus Bispo
  • Maria Paula Hêngling Christófani Moraes
  • João Victor Fazzan
  • Adriana Maria Pereira
  • Carlos Henrique Rossi
  • Natalia Antoniali
  • Daiane Simiele Ochiussi

Palavras-chave:

Adult and Youth Education (AYE), Mathematical Literacy and Numeracy, Social inclusion

Resumo

Este trabalho aborda a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como uma modalidade de ensino voltada para a inclusão social e a formação integral de indivíduos que não concluíram sua educação básica na idade apropriada. A EJA enfrenta, como a evasão escolar e a falta de recursos, tornando necessário o fortalecimento de políticas educacionais nessa área. O objetivo deste estudo é analisar os desafios e oportunidades da EJA no desenvolvimento do letramento com foco no ensino da matemática, por meio de uma revisão de literatura. A metodologia envolveu um levantamento bibliográfico abrangente, buscando subsídios teóricos e conceituais. O papel do professor na EJA é destacado, com ênfase na importância do aspecto afetivo na aprendizagem. O trabalho também discute a alfabetização e o letramento, destacando sua relação e relevância na educação. O letramento matemático é introduzido como fundamental para a compreensão de situações cotidianas.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.010-052

Publicado

2024-06-11

Como Citar

O ensino da matemática na EJA: Os limites e desafios na prática pedagógica. (2024). Seven Editora, 850-860. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4677