Resumo
O processo educativo tem que estar atento e ser um agente aglutinador dos momentos e das mudanças que estão ocorrendo no mundo, objetivando o presente e o futuro do homem, pois é fundamental que os seres humanos conheçam e compreendam o funcionamento dos principais processos industriais que se relacionam, direta ou indiretamente, com a natureza diante dos inúmeros acidentes tecnológicos que têm deixado rastros de destruição no globo terrestre. Consequentemente, o conhecimento da Química Ambiental na escola secundária, deve ser um dos vetores formais de transformação em nível de ensino, visando e incentivando a formação da consciência crítica nos processos em que as tecnologias químicas e correlatas podem influenciar nos níveis de contaminação ambiental. A proposta deste trabalho consiste no desenvolvimento de um processo de aprendizagem com base na construção de modelos didáticos, sejam utilizando equipamentos específicos ou até mesmo usando certos objetos do cotidiano, com a intenção de criar nos experimentos as condições necessárias e fundamentais para que o conhecimento da Química Ambiental seja ao mesmo tempo crítico e sistêmico. Para exemplificar o programa de ensino foram selecionados dois temas: a deterioração de pilhas no meio ambiente e a poluição e a destruição dos monumentos e mobiliários urbanos. A partir destes temas foram desenvolvidos experimentos laboratoriais para evidenciar como tais produtos contaminam o meio ambiente. Acredita-se que a maneira de pensar na Química Ambiental, associando os conceitos fundamentais da Química aos parâmetros que compõe um sistema ambiental, estejam intimamente ligados ao “sentir” ou ao imaginar os fatos observados, naturais ou induzidos, que fluem do experimento.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-035