Esportes de invasão na educação física conforme a BNCC: Uma revisão integrativa
Palavras-chave:
School Physical Education, Invasion Sports, BNCCResumo
Este estudo nasce da necessidade de uma abordagem pedagógica que ultrapasse o ensino técnico dos esportes de invasão, alinhando-se aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para promover o desenvolvimento integral dos estudantes. O objetivo do estudo foi analisar a contribuição dos esportes de invasão na formação integral dos estudantes segundo a BNCC. A revisão integrativa da literatura, realizada nos últimos 10 anos em periódicos científicos relevantes, resultou na seleção de 11 estudos. Essas pesquisas destacam a relevância dos esportes de invasão não apenas para o desenvolvimento físico, mas também para as habilidades socioemocionais, ética e respeito às regras preconizadas pela BNCC. Os resultados indicam a importância de os professores reconhecerem e explorarem o potencial educativo dessas modalidades, promovendo experiências enriquecedoras. Conclui-se que a análise dos estudos selecionados destacam que os esportes invasão proporcionam oportunidades para que os estudantes experimentem, fruam e compreendam diferentes práticas corporais, dando relevância a esse objeto de conhecimento na Educação Física Escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adelson do Socorro Ferreira de Carvalho, Elinaldo Viana Sena, Jose Robertto Zaffalon Junior , Jorge Farias de Oliveira, Rosângela Lima da Silva, Fernanda Silva do Monte, Francivaldo José da Conceição Mendes, Smayk Barbosa Sousa, Alesandra Negrete Cabreira, Juliane Umann Cabreira, Gileno Edu Lameira de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.