Resumo
Este estudo nasce da necessidade de uma abordagem pedagógica que ultrapasse o ensino técnico dos esportes de invasão, alinhando-se aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para promover o desenvolvimento integral dos estudantes. O objetivo do estudo foi analisar a contribuição dos esportes de invasão na formação integral dos estudantes segundo a BNCC. A revisão integrativa da literatura, realizada nos últimos 10 anos em periódicos científicos relevantes, resultou na seleção de 11 estudos. Essas pesquisas destacam a relevância dos esportes de invasão não apenas para o desenvolvimento físico, mas também para as habilidades socioemocionais, ética e respeito às regras preconizadas pela BNCC. Os resultados indicam a importância de os professores reconhecerem e explorarem o potencial educativo dessas modalidades, promovendo experiências enriquecedoras. Conclui-se que a análise dos estudos selecionados destacam que os esportes invasão proporcionam oportunidades para que os estudantes experimentem, fruam e compreendam diferentes práticas corporais, dando relevância a esse objeto de conhecimento na Educação Física Escolar.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.012-021