Resumo
As arboviroses são patologias causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika e chikungunya. Pacientes infectados por essas doenças podem apresentar manifestações cutâneas, como rash, aparecimento de manchas ou pápulas na pele.
Na Chikungunya, o exantema normalmente é macular ou maculopapular, acomete 50% dos doentes e surge, em média, do segundo ao quinto dia após o início da febre, atinge principalmente o tronco e as extremidades, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés e pode atingir a face, o prurido está presente em 25% dos pacientes e pode ser generalizado ou apenas localizado na região palmo-plantar. Já na dengue, pode-se ter alterações que incluem diversos achados como erupção morbiliforme que pode ser pruriginosa e que gera descamação residual. E, por fim, a doença Zika, em que pode se apresentar através de erupção cutânea maculopapular.
Abordaremos neste capítulo as manifestações cutâneas relacionadas com infecções de dengue, zika e Chikungunya mais frequentes na população, elucidando o seu rastreio, tratamento e formas de prevenção.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.011-008