Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

O ensino de membrana plasmática por meio da elaboração de cartilha educativa

Campos MRC;
Moura FBR;
Paula L

Maria Rita de Cássia Campos

Francyelle Borges Rosa de Moura

Lucia de Paula


Resumo

No conteúdo de membrana plasmática, observa-se que tanto a estrutura quanto o transporte abrangem complexidade e abstração nos conceitos. Este estudo reúne os resultados de uma experiência formativa envolvendo a elaboração de cartilhas sobre a importância da membrana plasmática num contexto educativo. A atividade   proposta   possui   caráter   qualitativo   com   uma   abordagem didático-experimental e teve início diante da situação-problema.  Inicialmente, foram apresentados os aspectos estruturais e funcionais da membrana plasmática com atividades no laboratório. Para a elaboração da cartilha seguiram-se as seguintes etapas: definição dos textos, escolha das letras e cores, inserção de imagens, elaboração de atividades interativas e formatação da cartilha utilizando na diagramação modelos de design de cartilha já disponíveis no Canva. Nos critérios avaliativos foram considerados os diálogos em sala de aula, análise dos resultados de atividades complementares e a avaliação da elaboração da cartilha. Neste estudo, a elaboração de uma cartilha educativa estimulou o interesse e a curiosidade e observou-se diversidade entre os trabalhos apresentados, porém todos os materiais buscaram despertar a atenção dos leitores, com a distribuição dos conceitos intercalada com imagens e atividades. Em seus relatos, os alunos consideraram que a atividade foi prazerosa e construtiva a partir do momento em que pesquisaram a aplicação dos conceitos abstratos. Esse estudo aponta que a elaboração de um recurso didático por meio de uma atividade investigativa é importante e tem como resultado uma aprendizagem significativa uma vez que coloca o aluno como agente principal na construção do conhecimento.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-033


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Maria Rita de Cássia Campos , Francyelle Borges Rosa de Moura, Lucia de Paula

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Maria Rita de Cássia Campos
  • Francyelle Borges Rosa de Moura
  • Lucia de Paula