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Razões da resistência docente às reformas: As ideias sobre educação

Torquato MSG;
Ghanem E

Maria Socorro G. Torquato

Elie Ghanem


Resumo

Este artigo traz indícios que sustentam a hipótese de que, quando há dissonância entre a lógica das reformas educacionais e as ideias docentes sobre educação escolar, consequentemente, há alguma forma de resistência às primeiras. Tais ideias seriam oriundas da socialização docente, sobretudo do período da sua educação básica. Essa hipótese contraria a afirmação de parte da literatura sobre o tema da resistência, a qual atribui à má formação docente a resistência às reformas. Os argumentos aqui propostos foram elaborados a fim de situar uma pesquisa que foi realizada sobre ideias de docentes paulistas acerca da educação escolar.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-029


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Maria Socorro G. Torquato , Elie Ghanem

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