Razões da resistência docente às reformas: As ideias sobre educação

Autores

  • Maria Socorro G. Torquato
  • Elie Ghanem

Palavras-chave:

Educational reform, Teacher ideas, Teacher resistance

Resumo

Este artigo traz indícios que sustentam a hipótese de que, quando há dissonância entre a lógica das reformas educacionais e as ideias docentes sobre educação escolar, consequentemente, há alguma forma de resistência às primeiras. Tais ideias seriam oriundas da socialização docente, sobretudo do período da sua educação básica. Essa hipótese contraria a afirmação de parte da literatura sobre o tema da resistência, a qual atribui à má formação docente a resistência às reformas. Os argumentos aqui propostos foram elaborados a fim de situar uma pesquisa que foi realizada sobre ideias de docentes paulistas acerca da educação escolar.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-029

Publicado

2024-05-29

Edição

Seção

Articles

Como Citar

Razões da resistência docente às reformas: As ideias sobre educação. (2024). Seven Editora, 425-440. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4526