Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

A influência da gestão escolar democrática no trabalho da coordenação pedagógica

Rocha AB;
Abreu CP

Aline Barros da Rocha

Charles Pereira de Abreu


Resumo

A gestão escolar democrática tem um papel crucial na eficácia do trabalho da coordenação pedagógica A realização desta pesquisa é relevante porque compreendeu investigar o que é a gestão escolar democrática, ressaltando a sua influência na atuação da coordenação pedagógica nas escolas. Por meio de uma revisão da literatura, examina-se o impacto da participação dos diversos atores da comunidade escolar na tomada de decisões, na promoção da autonomia e no estabelecimento de uma cultura colaborativa. A gestão democrática favorece a troca de experiências, o diálogo e a construção coletiva de projetos educativos, fortalecendo o papel da coordenação pedagógica como mediadora entre as demandas da comunidade e as práticas educativas. Além disso, aborda-se como a liderança democrática contribui para o desenvolvimento profissional dos coordenadores pedagógicos, incentivando a reflexão e o aprimoramento contínuo de suas práticas. Por fim, este artigo foi uma experiência que serviu para ampliar o conhecimento acerca importância da gestão escolar democrática para o trabalho da coordenação pedagógica, buscando compreender como essas estratégias influenciam o processo de gestão e a qualidade do ensino oferecido.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-023


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Aline Barros da Rocha , Charles Pereira de Abreu

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Aline Barros da Rocha
  • Charles Pereira de Abreu