Resumen
A gestão escolar democrática tem um papel crucial na eficácia do trabalho da coordenação pedagógica A realização desta pesquisa é relevante porque compreendeu investigar o que é a gestão escolar democrática, ressaltando a sua influência na atuação da coordenação pedagógica nas escolas. Por meio de uma revisão da literatura, examina-se o impacto da participação dos diversos atores da comunidade escolar na tomada de decisões, na promoção da autonomia e no estabelecimento de uma cultura colaborativa. A gestão democrática favorece a troca de experiências, o diálogo e a construção coletiva de projetos educativos, fortalecendo o papel da coordenação pedagógica como mediadora entre as demandas da comunidade e as práticas educativas. Além disso, aborda-se como a liderança democrática contribui para o desenvolvimento profissional dos coordenadores pedagógicos, incentivando a reflexão e o aprimoramento contínuo de suas práticas. Por fim, este artigo foi uma experiência que serviu para ampliar o conhecimento acerca importância da gestão escolar democrática para o trabalho da coordenação pedagógica, buscando compreender como essas estratégias influenciam o processo de gestão e a qualidade do ensino oferecido.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-023