Resumo
O avanço contínuo da Internet tem impactado de maneira significativa a maneira como as empresas e suas marcas se relacionam com seus clientes e principais stakeholders. Isso tem tornado imprescindível focar em inovação nas estratégias de venda e na presença online da marca, duas áreas em constante mudança e adaptação. O surgimento das redes sociais, por sua vez, possibilitou novas dinâmicas de interação entre pessoas e empresas, abrindo uma série de desafios e novas possibilidades. Com consumidores internautas cada vez mais críticos e empoderados, as organizações que desejam fazer a gestão de suas marcas de forma a gerar resultados positivos para a empresa vêm buscando utilizar estas plataformas digitais para construir relacionamentos mais saudáveis e duradouros com seu público. Neste contexto, o presente artigo traz um estudo de caso da Netflix – empresa americana de serviços de vídeos por streaming – que busca investigar aspectos da gestão de marca da empresa em seu perfil brasileiro na rede social Instagram, empresa da Meta (antiga Facebook). Para isso, conduziu-se uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de Branding, Brand Equity e técnicas de marketing digital, seguida de análises concentradas tanto nos conteúdos em texto e em imagem de uma amostra de posts do perfil “Netflix Brasil” no Instagram, quanto no seu impacto e na sua receptividade por parte dos seguidores da empresa de streaming. Essas análises contribuíram não apenas para entender como a empresa se comunica e se posiciona nesse ambiente digital, mas também possibilitaram avaliar o nível de eficácia dessa comunicação com base nas interações com seus seguidores.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.010-032