Resumo
O artigo apresenta o resultado do projeto de extensão “Revoada – uma releitura de Bel Borba”, tendo a arte como forma de geografizar, enquanto política possível para a democratização do espaço. O objetivo foi desenvolver o conhecimento geográfico por meio de construção de painel em mosaico na Escola Agrícola Prefeito João Alves dos Santos, fundamentando na formação geográfica de produção e apropriação do espaço a partir da releitura da obra de rua em mosaico de Bel Borba conhecida como Pássaros. Para tal, utilizamos de estudos bibliográficos, análise documental sobre o impacto das obras de rua, participação dos sujeitos sociais que compõem a comunidade escolar em oficinas pedagógicas geográficas, com temas a partir da arte na cidade e no campo, oficinas de mosaico e instalação de mosaicos produzidos na Escola Técnico Agrícola Prefeito João Alves dos Santos, Itabaiana/SE, que resultou no lançamento da obra “REVOADA: Uma Releitura de Bel Borba”. Apontamos como resultado a necessidade de pensar o espaço local, uma vez que as nossas ações impulsionaram nos alunos em formação do curso de geografia um novo pensar do espaço geográfico e a possibilidade de recriá-lo, modificá-lo, assim como contribuiu com os discentes da unidade escolar na consolidação de conhecimentos e reconstrução de seu espaço de vivência.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-019