Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Os limites e possibilidades da música nos anos iniciais do ensino fundamental

Fialho GGS

Gilmeire Gottardi Silva Fialho


Resumo

No contexto da organização curricular em nível nacional são várias as instituições que ainda encontram dificuldades para integrar o ensino da música no contexto educacional, dada a sua especificidade. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual realizou-se um estudo sobre a prática pedagógica de professores no que tange à música no Ensino Fundamental. O campo de pesquisa foi uma escola municipal, localizada no município de Goiânia, Estado de Goiás, os sujeitos participantes foram: 01gestor,14 (quatorze) professores e 132 (cento e trinta e dois) alunos regularmente matriculados. O referido estudo, de natureza qualitativa teve os dados coletados por meio de uma entrevista estruturada, após aprovação do Comitê de Ética da Faculdade da Polícia Militar - FPM (CAAE:  61333922.4.0000.0145, Parecer nº 5.586.122) e a divulgação dos resultados foi autorizada pelos participantes da pesquisa, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e oTermo de Assentimento Livre Esclarecido. Constatou-se que a maioria dos professores não tiveram alguma disciplina sobre a Música na formação inicial. Os estudantes sinalizaram a reprodução de aulas centradas somente em atividades que envolvem as Artes Visuais, dados identificados através das entrevistas realizadas, fato que contribui com a fragilidade nas iniciativas da Secretaria Municipal de Educação no que tange ao processo de implementação do ensino da música nas escolas, haja vista a inclusão da música como conteúdo proposto para o ensino dessa disciplina.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-018


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Gilmeire Gottardi Silva Fialho

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Gilmeire Gottardi Silva Fialho