Resumo
No contexto da organização curricular em nível nacional são várias as instituições que ainda encontram dificuldades para integrar o ensino da música no contexto educacional, dada a sua especificidade. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual realizou-se um estudo sobre a prática pedagógica de professores no que tange à música no Ensino Fundamental. O campo de pesquisa foi uma escola municipal, localizada no município de Goiânia, Estado de Goiás, os sujeitos participantes foram: 01gestor,14 (quatorze) professores e 132 (cento e trinta e dois) alunos regularmente matriculados. O referido estudo, de natureza qualitativa teve os dados coletados por meio de uma entrevista estruturada, após aprovação do Comitê de Ética da Faculdade da Polícia Militar - FPM (CAAE: 61333922.4.0000.0145, Parecer nº 5.586.122) e a divulgação dos resultados foi autorizada pelos participantes da pesquisa, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e oTermo de Assentimento Livre Esclarecido. Constatou-se que a maioria dos professores não tiveram alguma disciplina sobre a Música na formação inicial. Os estudantes sinalizaram a reprodução de aulas centradas somente em atividades que envolvem as Artes Visuais, dados identificados através das entrevistas realizadas, fato que contribui com a fragilidade nas iniciativas da Secretaria Municipal de Educação no que tange ao processo de implementação do ensino da música nas escolas, haja vista a inclusão da música como conteúdo proposto para o ensino dessa disciplina.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-018