Ideologia militarizada e cultura da violência nas comunidades escolares do contexto amazônico

Autores

  • Laio Lopes
  • Selma Suely Baçal de Oliveira

Palavras-chave:

Public Policy in Education, Amazon, School Community, Civic-Military Schools, Militarization of schools

Resumo

Este artigo apresenta uma visão do projeto vigente no âmbito educacional denominado “Programa de Escolas Cívico-Militares (PECIM) na Amazônia Legal (AL)”, tendo como referência a atuação do Estado investindo na gestão compartilhada com as forças armadas e auxiliares para atender as escolas classificadas em áreas de vulnerabilidade social. O PECIM foi implantado em 2020 e alcançou, no cenário nacional, um expressivo número de instituições escolares que decidiram adotar o modelo. Até o final de 2022, foram contabilizadas 49 escolas na AL. A concepção pedagógica que privilegia a doutrinação militarizada em áreas tidas em vulnerabilidade social é uma proposta educacional do Estado nacional, que expõe os interesses político-ideológicos na região. A análise documental foi a proposta utilizada para extrair informações dos documentos legais que orientam o PECIM dentro de uma abordagem metodológica qualitativa para referenciar os marcos históricos que contextualizam o papel do Estado nacional numa perspectiva crítico-reflexiva sobre combate à violência nas comunidades escolares e a ascensão da narrativa militar como projeto político educacional numa perspectiva hegemônica. A região que convive com crimes ambientais e a ascensão do crime organizado, vê a participação militar ampliar suas funções, estabelecendo um projeto de poder tendo a educação como pilar.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-014

Publicado

2024-05-15

Edição

Seção

Articles

Como Citar

Ideologia militarizada e cultura da violência nas comunidades escolares do contexto amazônico . (2024). Seven Editora, 186-201. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4416