Estratégia lúdica aplicada ao ensino e aprendizado de química analítica

Autores

  • Vitória Caroline de Souza Martins
  • Bianca Souza da Silva
  • Charles Alberto Brito Negrão
  • João Pedro dos Reis Lima
  • Thiago de Melo e Silva
  • Yasmin Ribeiro e Silva Araújo
  • Silvia Helena da Silva e Souza
  • Ewerton Carvalho de Souza
  • Samantha Siqueira Pantoja
  • Antonio dos Santos Silva

Palavras-chave:

Active methodologies, Higher education, Teaching instruments

Resumo

A aprendizagem mediada é um modelo de ensino em que um mediador se interpõe entre o aprendiz e o mundo dos estímulos, facilitando a interpretação e a compreensão. Esse modelo tem inúmeras modos de aplicação, sendo um deles a atividade lúdica, ou jogos didáticos. Este trabalho apresenta a proposta de elaboração de um jogo didático, intitulado "Tiro ao Alvo da Química Analítica", como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizado de química analítica em cursos de ensino superior, especialmente para disciplinas de cunho introdutório. Para sua construção foram utilizados materiais de baixo custo e fácil acesso, visando uma melhor aplicabilidade do método, sendo tal jogo composto por um par de dardos, um alvo, um conjunto de cartas de perguntas de três níveis de dificuldade, um tabuleiro e marcadores dos jogadores. Sendo assim, obteve-se um de jogo de tabuleiro que leva a fixação do conteúdo ministrado em sala, de modo descontraído e alegre, contribuindo para tornar o ensino de químico menos complicado, tedioso e aversivo ao discente, que passa a ser um sujeito mais ativo em sua aprendizagem.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-012

Publicado

2024-05-14

Edição

Seção

Articles

Como Citar

Estratégia lúdica aplicada ao ensino e aprendizado de química analítica. (2024). Seven Editora, 155-172. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4404