Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Professores, formação, comunidade e tarefas de aprendizagem profissional: Uma tessitura à construção de conhecimentos profissionais

Quadros VC;
Carreira S

Vera Cristina de Quadros

Susana Carreira


Resumo

Esta comunicação apresenta parte de uma pesquisa sobre os conhecimentos profissionais aprendidos por professores para ensinar álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental brasileiro, em um contexto de comunidade de prática (CoP), mediado por tarefas de aprendizagem profissional. A formação continuada ocorreu de março a maio de 2021, com 21 professores pedagogos, em atividade docente, pertencentes ao quadro de servidores públicos de uma rede municipal de ensino, no interior do estado de Mato Grosso, no Brasil. Neste recorte, temos o propósito de discutir em que medida o desenvolvimento de tarefas de aprendizagem profissional colaborou para a construção de conhecimentos profissionais dos professores participantes de uma CoP sobre o ensino de álgebra a crianças. Para tal, além do referencial teórico, apresentamos a proposta de formação de professores realizada e, em sequência, em uma abordagem qualitativa interpretativa, à luz da teoria social da aprendizagem e do modelo teórico do conhecimento matemático para o ensino, discutimos como as tarefas de aprendizagem profissional colaboraram à construção de conhecimentos profissionais para o ensino de álgebra desse grupo de professores. Depreende-se da análise que, no contexto da comunidade de prática, as tarefas de aprendizagem profissional, mais que instrumentos de mediação, foram determinantes para propiciar a construção de conhecimentos profissionais aos professores. Esperamos que as discussões e resultados partilhados possam contribuir ao debate internacional sobre potentes propostas para a formação continuada de professores.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-011


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Vera Cristina de Quadros, Susana Carreira

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Vera Cristina de Quadros
  • Susana Carreira